Projeto Mozondó

O Projeto Mozondó, foi uma prestação de serviço contratado pela Mineração de Calcário Mozondó Ltda. — localizado no município de Planaltina de Goiás, GO – para a realização do zoneamento espeleológico da Área Diretamente Afetada (ADA).

O objetivo foi apresentar a valoração das cavidades naturais subterrâneas existentes nas áreas, determinando as áreas de Máxima, Alta, Média e Baixa Relevância Espeleológica, de acordo com a legislação vigente que dispõem sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional ― Decreto 99.556/1990, alterado pelo Decreto 6.640/2008, seguindo a IN 02/2009 do MMA e Resolução CONAMA 347/2004, entre outras.


Os trabalhos se iniciaram com a realização de estudos preliminares a partir de dados existentes e levantamentos bibliográficos dessas áreas, além de confecção de mapas base com auxílio de ortofotocartas, imagens de satélites Google e LandSatTM5 e mapas topográficos da região.
Para fins de orientação e localização das atividades de campo, foram utilizados mapas topográfico e geológico, com representação dos limites da área e entorno, bússolas Brunton e GPSMapGarmin76CSX e 62S, além de lupas de 10x e 20x, martelo, equipamentos de técnicas verticais (rapel), radio comunicador Motorola e carros de apoio.


Nos trabalhos de campo, as equipes executaram caminhamentos com descrições dos pontos de observações espeleológicas, percorreram os maciços rochosos e penetraram em todas as cavidades identificadas previamente. Foram descritas as feições geomorfológicas externas (exocarste) e internas (endocarste).

Ainda, durante os trabalhos de campo, foram realizados estudos multidisciplinares espeleológicos como os estudos geoespeleológicos, que foram executados para caracterizar os aspectos geológicos do Carste, aspectos morfogenéticos, feições geomorfológicas exo/endocársticas e os tipos de depósitos sedimentares associados.

Estudos relacionados à hidrogeologia cárstica onde, de forma conceitual, concebeu-se o modelo hidrogeológico e foi investigado o impacto causado pela lavra em aquíferos locais e suas interferências sobre o aporte de água nas cavidades pertinentes.

Estudos paleontológicos concentrados nas investigações superficiais dos depósitos sedimentares presentes no interior e entorno das cavidades e nos processos de sedimentação versus potencial de fossilização.

Foram realizados também estudos bioespeleológicos para melhor elucidação sobre o meio biótico e suas relações ecológicas com as cavidades naturais estudadas; estudo arqueológico não-prospectivo onde foram abordadas as questões sobre patrimônio arqueológico nacional e estudos histórico-culturais com abordagem na população local para identificação das relações dessa com as cavidades da área estudada.

Segundo a redação do Decreto 6640/2008 e da IN 02/2009 do MMA, foi atribuída a valoração para as cavidades encontradas de acordo com nível de relevância de cada uma, considerado a partir da análise integrada dos atributos multidisciplinares de relevância definidos por essa legislação vigente. No Capítulo 3) desse relatório há um detalhamento do método desenvolvido por Santos (2011), responsável técnico desse trabalho, que foi utilizado para a classificação do grau de relevância das cavidades naturais encontradas nessa área.

Foram definidas as zonas de máxima, alta, média e baixa relevância espeleológica da referida área, bem como foram feitas considerações e recomendações técnicas em prol da sustentabilidade, de acordo com a legislação que dispõe sobre a preservação das cavidades naturais subterrâneas.

 


Projeto Mozondó | Espeleologia