No início de 2013, a Mineradora Jaguar Mining fechou contrato com a Geoemp para a execução dos trabalhos de certificação e dimensionamento das estruturas e pontos de controle programados para o monitoramento dos recursos hídricos na área de influência da Mina Turmalida – Mineração Turmalina Ltda. (MTL) / Mineração Serras do Oeste Ltda. (MSOL), empresas do grupo Jaguar Mining Inc
Esse projeto era necessário em função do cumprimento da condicionante de outorga para rebaixamento de nível d`água subterrânea na área do empreendimento.
O Plano Conceitual de Monitoramento dos Recursos Hídricos proposto, foi aprovado pelo órgão ambiental competente (SUPRAM) como condicionante do processo de outorga e gerou a necessidade de implantar a rede das estruturas de monitoramento dos recursos hídricos superficiais, subterrâneos e hidroquímicos na área da mina.
O projeto executivo foi elaborado para cumprir três etapas:
Etapa 1 – Verificação via software Visual Modflow dos pontos de monitoramento propostos nos estudos de rebaixamento de nível d`água executados no ano de 2010.
Etapa 2 – Verificação de campo em todos os pontos programados e certificados na primeira etapa, para se definir o dimensionamento e viabilidade construtiva de cada instrumentação de monitoramento proposta.
Etapa 3 – Na terceira e última etapa, foram elaborados o projeto executivo das estruturas de monitoramento e o relatório final de atividades.
Os Projetos das Redes de Monitoramento Hidrogeológico definidos para a áreas de influência de Mina consistem basicamente de três tipos:
• Monitoramento Hídrico Superficial (medidores de vazão)
• Monitoramento Hídrico Subterrâneo (medidores de nível d’água)
• Monitoramento Hidrogeoquímico (análises químicas de amostras d’água)
A implantação de redes projetadas para a área de influência de mina foi de suma importância para a obtenção dos dados necessários para o entendimento do fluxo d’água subterrânea na área do empreendimento e controle do rebaixamento de nível d’água em decorrência do avanço da mina subterrânea.
Além de atender as condicionantes para outorga – exigências regulamentadoras da SUPRAM – esse projeto foi importante para monitorar os impactos ambientais da mineração e buscar ações para mitiga-los. Mostrou o grupo Jaguar Mining atua com responsabilidade, profissionalismo e engajado com a sustentabilidade do empreendimento.